27/09/2012

ELEIÇÕES 2012: Pesquisa divulgada por Zezé é contestada por coligação adversária


Publicação em jornal aponta supostas falhas no levantamento e sugere que pesquisa teria sido manipulada

Do Megatribo

A coligação “Caeté - um novo tempo”, liderada pelo candidato a prefeito Luquinha (PTB), contesta o resultado de pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (27) por Zezé Oliveira, candidato a prefeito pelo PDT. Segundo a publicação, a pesquisa apresentada por Zezé teria sido manipulada.

Em comunicado divulgado nos jornais locais, a coligação do candidato Luquinha afirmou que a pesquisa apresentada pela coligação “Caeté no coração” tem entrevistas feitas em 10 bairros que supostamente não existiriam no município. O texto diz que o levantamento é “um fantasia montada para tentar esconder a verdade.”

Peça publicitária divulgada sugere que pesquisa de Zezé Oliveira teria sido manipulada (Reprodução)
A pesquisa
Encomendada pelo PDT de Caeté, a pesquisa aponta que, se as eleições fossem hoje, Zezé Oliveira estaria eleito com 48% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o candidato Luquinha, com 28% de preferência. O terceiro colocado é Negão (PMDB), preferido de 4%. O candidato Geraldo Vale (PSDB) obtém 3%. Completa a lista Márcia Nunes (PTC), com 2%. Votos em branco ou nulos e o percentual daqueles que não souberam ou não opinaram na pesquisa foram ignorados na divulgação feita por Zezé Oliveira.

Questionamento
Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as entidades que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012 ou aos candidatos, para conhecimento público, devem registrar o material na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação de cada resultado. De acordo com informações do TSE, três pesquisas eleitorais foram registradas na cidade.

O tribunal disponibiliza em seu site diversas informações relativas às pesquisas registradas, como o questionário a ser aplicado aos entrevistados e um arquivo com detalhamento de quais bairros passarão por análise. Segundo a coligação adversária de Zezé, pelo menos 10 bairros apontados pela empresa Pedro Nery Neto ME, responsável pela pesquisa, não existiriam no município.

“A pesquisa apresentada tem entrevistas feitas em 10 bairros que não existem em Caeté”, afirmou a publicação da coligação “Caeté - um novo tempo”. Nomes como “Benelias”, “Bordos” e “Charmante”, que são tratados como bairros da cidade, estão entre os contestados.

Conforme apurou o Megatribo, os dez bairros apontados pela pesquisa do candidato Zezé Oliveira não existem oficialmente dentro do município de Caeté, segundo informações de setor da Prefeitura.