João Vítor Xavier lembrou que a BR-381 é a artéria econômica de Minas Gerais, que liga Belo Horizonte ao Vale do Aço e destacou os prejuízos provocados pela interdição. “Infelizmente, o Governo Federal não toma providências para que tenhamos uma rodovia digna e aqui está o nosso pedido: a estadualização da BR-381. A verba seria repassada pelo CIDE (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico)”, completou.
João Vítor Xavier em visita à ponte sobre o Rio das Velhas (foto: divulgação) |
Ainda na terça-feira (26), João Vítor Xavier participou de importante reunião com o governador Antônio Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Cidade Administrativa. O Dnit prometeu, dentro de 15 dias, instalar pontes provisórias de metal para que o fluxo de carros na 381 volte à sua normalidade. Caeté, assim como Sabará e Santa Luzia, será ressarcida dos prejuízos causados em virtude do trânsito intenso dentro de sua área urbana, utilizada como desvio.
Acatando sugestão apresentada por João Vítor Xavier, Anastasia prometeu o asfaltamento das paralelas da 381: de Caeté a Barão de Cocais e de Santa Luzia a Taquaraçu de Minas. Ao mesmo tempo, o Dnit se comprometeu a melhorar, em curto prazo, a infraestrutura para as pessoas que moram próximas à ponte no Rio das Velhas, já que o tráfego de veículos e pedestres ficou impedido. Os moradores da região vêm utilizando a passarela provisória, além de serem obrigadas a fazer baldeação dos transportes coletivos. A reivindicação é para que a iluminação e o acesso sejam melhorados. Também houve apelo para que as linhas de ônibus que atendem às cidades mais afetadas pelo transtorno sejam reforçadas.
“Nosso papel é trabalhar para que seja feito o melhor possível para minimizar essa tragédia e temos que cobrar do Governo Federal, da presidente Dilma Rousseff, que é mineira, uma solução definitiva. E a única solução definitiva é a duplicação da 381”, acrescentou. Durante a reunião, na Cidade Administrativa, o Dnit finalmente prometeu para daqui a duas semanas a realização de audiência pública para licitação de R$ 800 milhões, que serão utilizados na duplicação da BR-381, no trecho Belo Horizonte-João Monlevade. A licitação deverá ser marcada dentro dos próximos meses, segundo o Dnit.
Dando sinais claros de que não faz política olhando para o passado e, sim, caminhando para o futuro, João Vítor Xavier convidou o prefeito de Caeté, Ademir de Carvalho, para a reunião com o Governador Antônio Anastasia. “Todos sabem que eu e o Prefeito Ademir não fazemos parte do mesmo grupo político, que eu não o apoiei para prefeito e que ele não me apoiou como Deputado. No entanto, meu compromisso maior é honrar o meu mandato e a confiança daqueles que me fizeram majoritário em Caeté. Por isso, tenho superado quaisquer divergências pessoais, ideológicas ou partidárias em prol de um bem maior que é a construção de uma Caeté melhor para todos nós”, destacou o deputado.
Dando prosseguimento à sua luta por melhorias imediatas na BR-381, João Vítor Xavier foi a Brasília, na quarta-feira (27), cobrar agilidade nas obras da ponte interditada no Rio das Velhas e a duplicação da rodovia. Ao lado do Deputado Federal Luís Tibé (PT do B), esteve no Ministério dos Transportes, na capital federal, e se reuniu com o Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Até o fechamento desta edição, a reunião ainda não havia terminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário