Gustavo Pinheiro
Do Jornal Opinião
Com o uso de material de refugo, as artistas Mary Design e Nara Terra lançaram na manhã de ontem, no Museu de Artes e Ofícios, em BH, a exposição “Por um fio”. O evento integra a 9ª edição do Minas Trend Preview, que também começou quarta-feira, 26, no Expominas. O projeto tem como mote a sustentabilidade e a reutilização de dejetos urbanos. Foi lançada uma linha de mobiliário, puffs, banquetas, cadeiras, esculturas e roupas exclusivas, tudo feito a mão.
A ideia foi colocada em prática quando Mary percebeu que as sobras das coleções do ateliê de Nara Terra poderia ser reaproveitadas. Na verdade Nara e Mary sempre conversavam sobre o desejo de fazer coisas cada vez mais conceituais, roupas que levassem meses pra serem feitas. “Num mundo onde o novo está cada vez mais rápido, sendo substituído pelo mais novo, entendemos que é preciso criar peças que fossem verdadeiras obras de arte, objetos de desejo e que as pessoas ao usá-las se sentissem únicas, especiais”, disse Nara.
![]() |
Foto: Cristiano Trad/O Tempo |
Uma das bandeiras da iniciativa é a sustentabilidade. Além do uso de material que poderia ser simplesmente descartado, as artesãs contam com a participação de dezenas de pessoas de Caeté na composição das peças, gerando renda extra para quem participa. “São pessoas simples, mas que carregam em suas mãos o talento, o saber fazer, a técnica, e este trabalho se torna então uma grande troca de saberes. Muitas destas pessoas trabalham em outros empregos e o fazem nas horas vagas. Em muitos casos, a família inteira acaba aderindo à elaboração das peças”, conta Nara.
As duas artesãs concordam que o projeto é dasafiador. Elas mantêm uma parceria que já dura sete anos, mas sabem que têm muito trabalho pela frente. “Estamos cientes de que temos todo um mercado a desbravar. A experiência em bijus nos ajuda, mas estamos entrando num novo nicho de mercado, e é sobre ele que nosso olhar se lançará a partir de agora. Sabemos que teremos uma longa caminhada, formação de carteira de clientes, participação em feiras, nacionais e internacionais. E Milão já faz parte de nossos planos por ser uma cidade que lança design pro mundo”, planeja Mary.
Saiba mais em www.marydesign.com.br
Visite o site do Jornal Opinião
Nenhum comentário:
Postar um comentário