16/02/2012

Carnaval sem folia

Jovens católicos de Caeté buscam paz e tranquilidade nos retiros de carnaval


Gustavo Pinheiro
Do Jornal Opinião


Enquanto algumas pessoas aguardam o ano inteiro pela diversão que o Carnaval proporciona, regado a bebida e muita folia, outros aproveitam para viajar e descansar. Há um grupo de pessoas, porém, que usufrui do momento para louvar a Deus. Nas festas mais tradicionais, os foliões colocam máscaras, mas os que vão à igreja se despem de seus disfarces. Em Caeté, dezenas de pessoas com idade entre 14 e 25 anos vão dedicar o Carnaval à oração e à súplica religiosa.


Cerca de 40 jovens do Grupo Cristo Nosso Rei, da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, escolheram o distrito de Morro Vermelho para a prática de mais um retiro de Carnaval. Na lista de itens a serem levados, colchão, roupa de cama e material de higiene pessoal. Mas o principal, dizem eles, Bíblia e terço e, principalmente, “um coração capaz de amar.” Eles sairão da sede da cidade no dia 18 e só retornam em 21 de fevereiro, e a rotina nestes dias será dividida em dinâmicas de grupo, orações e missas.
Jovens estão anciosos por participar de mais uma edição do Retiro de Carnaval
Bebida alcoólica? Não existe nestes locais. Mas, afinal, o que leva fiéis a trocar a diversão pela oração, inclusive muitos jovens? “A proposta de nosso retiro é fugir das festas de Carnaval e ter um momento de oração para estar com Deus, conhecer outras pessoas e estar num ambiente mais tranquilo”, resume Alexandra da Silva Bráz, estudante de 19 anos.


O estudante, de 18 anos, Gustavo Correia conta que os retiros são muito marcantes e sempre que ele vai há uma vontade de voltar no ano seguinte. “Como nós temos fé em Deus, a gente tem essa vontade de participar novamente. É muito gratificante e a participação dos jovens é essencial”.


“É necessário que a gente se retire de nossos afazeres para ter aquele contato com Deus, porque ele é a essência de nossa vida. A gente pode, sim, viver um Carnaval bom e alegre com uma troca de experiências e oportunidades”, conta Gleiciane Oliveira, instrutora social de 24 anos.


Grupo de Oração
De 18 a 21 de fevereiro, será realizado na Igreja Sant'Ana, em Pedra Branca, o 6º Alegrai-vos em Cristo, do Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima, com participação do Ministério de Música Anjos da Fé e Comunidade Missão Louvor e Glória (Marília, SP). Neste dia 18, haverá celebração e adoração às 19h. Nos dias 19, 20 e 21 as atividades terão início às 8h, com louvor, pregação, adoração, encerramento às 17h com Santa Missa.

Nenhum comentário: