15/03/2012

Imagem de Nossa Senhora da Piedade foi dada por Anastasia ao Papa Bento XVI

Governador presenteou o Sumo Pontífice com peça produzida em Caeté


Gustavo Pinheiro
Do Jornal Opinião


Em viagem oficial ao Vaticano, semana passada, o governador de Minas, Antonio Anastasia, entregou ao Papa Bento XVI uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado, produzida por artesãos de Caeté. O Papa recebeu ainda um mapa de Minas em metal, com pedras que representam as riquezas minerais do Estado. A entrega dos presentes ao Papa ocorreu na quarta-feira, 7, em audiência entre os dois líderes.


Governador entrega ao Papa imagem feita por artesãos de Caeté (Foto: Divulgação/Agência Minas)
"Temos grande honra e alegria de apresentar o respeito dos mineiros à sua Santidade, o Papa Bento XVI. Levamos uma imagem de Nossa Senhora da Piedade para deixar de lembrança ao Papa e fizemos a ele o convite para que, no próximo ano, quando visitar o Rio de Janeiro na grande jornada mundial dos jovens católicos, ele vá a Belo Horizonte. Levamos o abraço, o respeito e a reverência de todos mineiros cristãos à sua Santidade”, declarou Anastasia durante sua viagem.


A peça dada ao Papa, uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Piedade atribuída ao Aleijadinho, foi confeccionada especialmente para a viagem da comitiva do Governo de Minas ao Vaticano. Ela é feita em poliéster policromada e possui uma base de cerejeira, ágata e bronze. A caixa que contém a imagem foi revestida por veludo vermelho, contendo uma faixa com as cores da bandeira do Brasil, e forrada por cetim branco.


Devido ao prazo exíguo, a peça foi produzida em pouco mais de cinco dias, mas a qualidade do projeto foi devidamente mantida para garantir a entrega de uma peça à altura do Santo Padre. Os artesãos Joel Matias dos Santos e Telma Coelho, da Associação Artesanal Senhora do Bom Sucesso, com sede em Caeté, além de suas respectivas equipes, foram os responsáveis pela confecção das peças.


Levar a imagem de Nossa Senhora da Piedade ao Papa Bento XVI foi uma vontade pessoal do governador Anastasia. Em contato com a Arquidiocese de Belo Horizonte, emissários do Governo de Minas descobriram que havia pessoas em Caeté com talento suficiente para produzir o presente.
Para o artesão Joel Matias dos Santos, novos horizontes são abertos para o artesanato de Caeté após a iniciativa do governador do estado. “Estamos realizados não só pelo reconhecimento, mas porque dá a oportunidade de muitas pessoas de outros lugares conhecerem o artesanato feito em Caeté. Penso que essa é uma ótima oportunidade para a cidade”, disse o artesão.


Visite o site do Jornal Opinião

Um comentário:

Vanderlin disse...

Parabéns ao artezões de Caeté Joel Matias,Telma Coelho,que iluminados pelo Espirito Santo e pela supervisão da Virgem Maria confeccionaram a imágem Nossa Senhora da Piedade ,jóia rara para presentear o Papa Bento XVI.