10/05/2012

VÍDEO: Audiência pública discute o Parque Nacional Gandarela


Empreendimentos antagônicos, mineração e preservação ambiental, estão sendo, ao mesmo tempo, pleiteados para uma das regiões de conservação mais importantes da Região Central de Minas, a Serra do Gandarela. A área, situada entre os municípios de Caeté, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Santa Bárbara, é a mesma onde a mineradora Vale pretende implantar o projeto Apolo e onde o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ibama, quer criar uma grande reserva ambiental.




Na terça-feira, 8, moradores de Caeté tiveram a oportunidade de acompanhar as discussões em torno da proposta do governo federal (a criação do parque) em audiência pública realizada no Salão Paroquial, em José Brandão. Além de Caeté, Raposos (dia 7) e Ouro Preto (9) já acompanharam os debates. Ainda faltam os municípios de Santa Bárbara (10), Rio Acima (11) e Belo Horizonte (12) conhecerem a proposta de criação do parque.

Segundo o ICMBio, uma das iniciativas do governo federal é preservar aquíferos que fornecem cerca de 60% da água que abastece Belo Horizonte e que alimentam importantes rios do país. Serão, se aprovada a proposta de criação do parque, preservados 35,2 mil hectares de área.


Visite o site do Jornal Opinião

Nenhum comentário: