08/11/2012

Associação de Artesãos e Artistas passa a ter sede própria


Doação de imóvel centenário foi concretizada pela Saint Gobain

Gustavo Pinheiro
Do Jornal Opinião

Membros da Associação dos Artesãos e Artistas de Caeté têm algo a mais para comemorar neste fim de ano: a entidade, agora, é proprietária da centenária casa localizada no Centro da cidade, utilizada há vários anos como sede e local para expor o trabalho produzido pelo grupo. O prédio, que pertencia à Saint Gobain Canalização Ltda, foi doado à associação e a concretização do processo ocorreu no último dia 15 de outubro. 

Associação está localizada no Centro, em área privilegiada da cidade (Foto: Gustavo Pinheiro/Jornal Opinião)
A doação foi um grande presente aos artesãos de Caeté, conforme conta Elci Santos Paiva, presidente da associação. Ela explica que há 13 anos, quando eles passaram a utilizar as dependências da casa, o local estava muito deteriorado, precisando de reformas. O grupo se uniu, buscou recursos e, na medida do possível, promoveu algumas pequenas reformas. “Fizemos tudo dentro das nossas possibilidades”, diz Elci, reafirmando que as obras de melhoria na casa vão continuar.

Elci mostrou à reportagem as benfeitorias promovidas pelo grupo na casa recém doada, entre elas a reforma do banheiro feminino, construção de nova rede de esgoto e a troca da caixa d’água. “A gente luta com muita dificuldade, mas está conseguindo fazer alguma coisa”, relata. A presidente diz que a casa ainda precisa de melhorias no telhado, “que será reformado respeitando o tombamento do Centro”, além de outras que também são necessárias, segundo ela.

Talento
Elci Santos Paiva é presidente da associação (Foto: Gustavo Pinheiro/Jornal Opinião)
Ao longo dos últimos anos, mais de 100 talentos de nossa região passaram pela Associação dos Artesãos e Artistas de Caeté. Fundada em 25 de junho de 1999, a instituição sem fins lucrativos reúne, atualmente, 25 produtores de arte regional. A instalação da sede em local estratégico da cidade - praça Dr. João Pinheiro - deu notoriedade ao grupo, que passou, além de comercializar sua produção, a orientar turistas que visitam a cidade e a prestar apoio durante eventos realizados no Centro. Centenas de peças produzidas pelo grupo levam o belo artesanato de Caeté para várias partes do mundo, graças ao trabalho incansável dos artesãos da cidade.

Visite o site do Jornal Opinião

Nenhum comentário: