01/11/2012

Bolha imobiliária


Que os preços dos imóveis em Caeté desembestaram faz tempo, muita gente já sabe. O que chama a atenção é que esse fenômeno, iniciado há pelo menos quatro anos em função da possível instalação da Vale na região, não perdeu força mesmo com as notícias negativas que rondam o projeto Apolo. O resultado é que comprar e vender um imóvel em Caeté não está sendo uma tarefa fácil, e a tentativa de alguns vendedores de inflacionar o mercado não agrada o setor imobiliário. “O mercado da cidade está complicado”, comentou um conhecido empresário do ramo.

Panorâmica registrada na tarde de quarta-feira, 31: O mercado imobiliário está 'complicado'

Termômetro
A tentativa de vender um imóvel com valor muito acima do praticado no mercado pode frustrar algumas pessoas. Nem sempre as transações são concretizadas e o termômetro é o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), tributo que melhor reflete a alta no setor, que vem registrando retração desde o ano passado. Isso quer dizer que menos propriedades estão sendo vendidas na cidade (ou os valores estão em queda, o que é improvável) e que o mercado pode não estar em sua melhor fase.

Previsão
“O mercado voltará a funcionar normalmente com a definição da Vale na cidade”, sentenciou um corretor de imóveis ouvido pela coluna.

Nenhum comentário: