Promessas feitas por Ademir Carvalho, quando ainda era candidato a prefeito, foram analisadas pelo Jornal Opinião
Gustavo Pinheiro
Do Megatribo, com informações do Jornal Opinião
Ao tentar se reeleger como prefeito de Caeté, em 2008, Ademir Carvalho (PSD) entregou ao eleitorado do município um programa de governo com as propostas que ele se comprometia, ao lado do candidato a vice-prefeito Geraldo Jácome (PMDB), a cumprir, caso fosse eleito chefe do Executivo. Após 3 anos e 5 meses de seu governo, pelo menos a metade das principais promessas foram cumpridas. O restante (veja lista) continua no papel.
O programa de governo da chapa Ademir - Geraldo tinha 38 páginas. Na introdução, dizia que 90% das promessas feitas ainda no primeiro mandato teriam sido cumpridas. O programa de governo de 2008, segundo disse Ademir, foi elaborado com bases técnicas e conhecimento da realidade de Caeté. Para ele, o eleitor sabe diferenciar o que pode ser feito e o que é apenas fantasia. “O caeteense acredita em minhas promessas, porque sempre cumpro meus compromissos e agora não será diferente”, disse Ademir.
Ademir Carvalho, prefeito de Caeté, em charge de Marcelo Ramos para o Jornal Opinião |
Entre as propostas listadas, a criação de um "Disque-Saúde" recebeu elogios de populares. A ideia era criar um serviço por meio do qual a população estaria em contato direto com setores da Saúde de Caeté. O projeto, porém, não foi implantado. Outra promessa importante não cumprida foi a de urbanizar o trecho da antiga linha ferroviária, acabando com as moradias irregulares. O compromisso terá de ser assumido por outros candidatos a prefeito, já que a promessa não foi cumprida. Na Educação, foram doze promessas, sendo que a maioria foi cumprida em sua totalidade ou em parte. Um exemplo é ampliar a distribuição de kits escolares com materiais escolares para todos os alunos da rede municipal, o que foi cumprido com êxito.
Se descumpriu metade das principais promessas da eleição, Ademir fez realizações que não constavam do programa. A usina de asfalto e os eventos culturais pela cidade são os melhores exemplos.
Educação
- Formar e valorizar os profissionais da Educação
Várias foram as iniciativas, ao longo do mandato, para capacitar professores e demais profissionais da área, bem como houve aumento real no salário da categoria.
- Concluir e reformar os prédios escolares
Algumas escolas passaram por benfeitorias na cidade e nos distritos e a nova escola Padre Joaquim Saturnino de Freitas é exemplo do investimento alto na educação feito pelo governo.
Saúde
- Concluir a implantação do CAPS
De acordo com o Ministério Público Federal em Minas Gerais, os recursos para instalação do centro foram repassados pelo Ministério da Saúde para a Prefeitura de Caeté em março de 2006, mas até hoje o CAPS não foi instalado.
- Reformar e construir unidades de saúde
Postos de saúde de Caeté, como na Vila das Flores e no Cidade Jardim foram reconstruídos. Alguns outros passaram por reformas.
- Manter e ampliar a fiscalização de animais nas ruas
Cavalos, vacas e cães continuam a perambular pelas ruas de Caeté sem que qualquer medida seja tomada para resolver a situação. Porcos e cabras, por exemplo, são criados livremente em algumas regiões, apesar da proibição em lei.
Transporte, Obras e Segurança
- Aumentar o volume de pavimentação e recapeamento
Diversas ruas e avenidas em Caeté foram asfaltadas. Entretanto, boa parte do trabalho foi perdido devido ao trânsito intenso de veículos pesados na cidade e também pela qualidade duvidosa do asfalto usado nos trabalhos.
- Urbanização da antiga linha férrea
A urbanização do trecho não foi feita e alguns moradores se recusam a sair de suas casas. O projeto ainda não saiu do papel e há uma disputa judicial pelo região.
Assistência
- Apoio financeiro às entidades do Terceiro Setor
Organizações não governamentais de Caeté tiveram a oportunidade de desenvolver seus projetos graças às doações em dinheiro feitas pela Prefeitura.
Esporte e lazer
- Implantar atividades de esporte e lazer nos distritos
Assim como na sede da cidade, os distritos continuam carecendo de iniciativas de esporte e entretenimento.
Cultura
- Criar um parque de exposição e festas
Após a proibição da realização de eventos particulares no Poliesportivo, a saída seria a construção de um parque de exposições. A promessa, porém, não foi cumprida.
- Criação do Centro Cultural Memorial dos Emboabas, em Morro Vermelho
Os moradores do distrito ainda estão esperando a instalação de um centro cultural, conforme se comprometeu o prefeito.
Meio Ambiente, turismo e desenvolvimento
- Ampliar a coleta seletiva de lixo em Caeté
Moradores e empresários de alguns bairros de Caeté já estão sendo beneficiados com a coleta seletiva de resíduos. Quem também lucra com a inovação são os agentes da Associação dos Gestores Ambientais. Eles recolhem e vendem o lixo reciclável, garantindo o sustento de muitas famílias.
- Criar o parque ecológico municipal
A proposta, que não deu certo, era implantar um espaço para caminhadas, lazer e o contato direto com a natureza.
- Implantar a câmara de amadurecimento de banana
O objetivo da Prefeitura era beneficiar, de uma só vez, inúmeros produtores com uma câmara comunitária de climatização de banana. A promessa ficou no papel.
- Reativar o Procon Municipal O pedido foi feito por várias pessoas e o prefeito prometeu atendê-las. O órgão que defende os interesses do consumidor ainda não foi inaugurado em Caeté.
- Implantar tanques de granelização de leite
Se tivesse dado certo, os pequenos produtores da cidade teriam a vida facilitada com o apoio da prefeitura.
- Garantir a participação popular e a transparência das atividades públicas
Moradores de Caeté têm a oportunidade de acompanhar o dia a dia do governo por meio de uma página na internet, pelo jornal informativo da Prefeitura, pela Ouvidoria Municipal, além de um site exclusivo e de fácil navegação por onde o internauta pode acompanhar todos os gastos do governo em tempo real.
Visite o site do Jornal Opinião
Um comentário:
olá
parabéns pelo Megatribo.
Moro em Bh e tenho um sitio em Antonio dos Santos e, em funçao disso passo por dentro da cidade desde a entrada por Sabará, até a saida no Pedra branca rumo a Antonio dos Santos.
Muitos melhoramentos foram feitos nas vias que transito dentro de Caeté que tornaram mais bela a cidade.
Quando leio sobre a usina de asfalto, lembro que em alguns trechos muito usados pela população, existem vários buracos no asfalto, dando a impressão de desleixo e, que o asfalto desta usina está indo para outro lugar.Também em relação aos quebra molas novos, acho que a inclinação de entrada destes está muito reta, dando baques na suspensão, mesmo entrando com pouca velocidade nelas.
Também vou deixar uma opinião com respeito a estrada que liga Caeté a Sabará, com trechos da estrada Real. Está sempre arrumada e bonita, mas acho que deveria ser proibido o tráfego de pessoas e bicicletas nela, pois não há acostamento e estes andam sobre a pista, correndo sério risco de serem atropelados, porque existem muitas curvas e, estes quando dentro de uma curva, só são vistos a pequenas distancias e andando muito devagar, quase parados, assustando os motoristas e os obrigando a desvios que os comprometem quando tem veiculos vindo em sentido contrário, sempre semdo uma operação perigosíssima. O caminhar pela estrada Real em um trecho nestas condições , será com certeza motivo de vários acidentes, para que então as autoridades façam algo á respeito.
Apesar de tudo adoro esta região, acho muito linda e que deve ser mais explorada turísticamente.
Um abço a todos
francisco vedovatto
chicobeloalbum@yahoo.com.br
Postar um comentário